Tectos Estuque - A Arquitectura dos Tectos Antigos

    Factores que influenciam a decoração de Tectos e Paredes

O Estuque é um producto de decoração da Arquitectura. A relação entre o edificio/estrutura arquitectónica e o estuque que reveste os seus interiores é importante. A configuração da superfície a
decorar é fundamental (
Vertical, Plana, Aboboda, etc), pois é esta que vai decidir o tipo de ornamentos a colocar/quantidades a utilizar/Organização dos Ornatos face ao conjunto . As superfícies são :

      
Paredes
As paredes são superfícies verticais, permitem criar quadros geometricos regulares (chamados Apainelados), que são influenciados pela existência de portas e janelas, sendo estes elementos, os que definem a organização dos espaço parede. Os Ornamentos que mais se utilizam nas paredes são as Molduras , que definem espaços, fechados, que podem levar Ornamentos (baixos relevos) ou Pinturas (pinturas decorativas ou escaiolas- imitação de mármores).

      Tectos
Os tectos podem apresentar as mais diversas superfícies : Superfícies planas, Superficies Verticais, Superfícies Inclinadas, Superfícies Curvas. A estrutura dos tectos pode ser : Tectos Planos, Tectos em Abóboda, Tectos em Masseira e Tectos Mistos. É salientar como se dá a forma de transição entre os planos : Arestas Vivas ou Arestas Arredondadas ou com a colocação de uma Moldura Especial.

Os Tectos e a Paredes podem ser decorados com Ornatos Moldados, Esculpidos ou Corridos (Sancas ou Molduras de Estuque ou Gesso). Também uns dos factores quer pode influenciar a decoração de uma superfície é a Luz e a Distância entre o observador e a superfície. A Luz influência a maneira como o observador vê os Ornatos e as superfícies Tecto e Parede. As distância influência o relevo dos estuques, da maneira como é lido.

Um factor também importante é a Côr, que vai ser dada nas superfícies Tectos ou Paredes. A relação da Côr do Tecto/Parede e Ornamento aplicado, permite que possam ser criadas ilusões de profundidade.
As cores aplicadas nos tectos geralmente têm a sua "regra"; os cinzentos, azuis e verdes são aplicados em ambiente pouco intimista. Ao contrário as cores tais como (amarelo claro e rosas) são usados em quartos.

Para decorar um tecto é necessário uma composição geométrica, sendo esta toda organizada em torno de uma modelação de figuras que podem ser irregulares /regulares, sendo a ornamentação desenvolvidos em redor ou dentro dos elementos base.

Ir para o topo da página